terça-feira, 22 de junho de 2010

Texto com 1000 caracteres e 4 hiperlinks


AMÁLIA ASSINALA 5 ANOS DE VIDA DO CENTRO CULTURAL DO CARTAXO (CCC)

AmarAmália – espectáculo de dança contemporânea - trouxe à sala do CCC a poesia e a beleza da voz única de Amália, vertida num bailado que é emoção pura e instrumento de expressão da identidade de um povo. A sala encheu e aplaudiu.


O Centro Cultural do Cartaxo completou 5 anos de vida. O espectáculo escolhido para assinalar cinco anos de intensa actividade – mais de 100 mil espectadores – e de uma programação muito diversificada foi AmarAmália, de Vasco Wellemkamp. O bailado foi interpretado pela Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo(CPBC).
O CCC tem vindo a afirmar-se como uma das mais dinâmicas salas de espectáculo do interior do país, tendo como um dos seus principais objectivos de programação, levar ao Cartaxo espectáculos culturais que o público do concelho apenas poderia conhecer se se deslocasse a Lisboa ou ao Porto.

O bailado
Amaramália é a quarta versão de uma peça apresentada pela primeira vez em 1990. Entre 1990 e 1994, o coreógrafo - Vasco Wellemkamp, foi convidado a criar uma trilogia sobre o tema "Fado" para o Ballet du Grand Theatre de Genéve, o Ballet Nacional da Croácia e para o Ballet Gulbenkian.

"Povo que lavas no rio", "Barco Negro", "Abandono" e "Prece" são alguns dos fados que dão corpo à coreografia do bailado que passou a ser referência na dança contemporânea portuguesa.


Maria Serrado
22-06-2010

Sem comentários:

Enviar um comentário