segunda-feira, 21 de junho de 2010

Jornais regionais - duas presenças distintas na Internet

Alguns jornais regionais descobriram na Internet um modo de chegar a antigos e novos públicos. Da presença fácil junto dos emigrantes, até à conquista dos mais jovens pelo uso de novas ferramentas - como o vídeo - e a presença nas redes socias. Outros apenas usam a Internet para uma presença quase institucional e que repete a edição em papel.

O Ribatejo - jornal sedeado em Santarém - soube dar "o salto" que as novas ferramentas disponíveis permitem. O site é de actualização ao minuto, a informação está dividida em separadores temáticos que facilitam a consulta, as notícias são escritas de modo diferente da edição em papel e, por vezes, apenas para a edição online, as galerias fotograficas e os vídeos têm espaço previlegiado - sendo complementares à edição em papel -, a imagem ocupa mesmo mais espaço que o texto.

Não prevê ainda facilidades de aceso para utlilizadores com limitações.



O Correio do Ribatejo renovou recentemente o seu site, reorganizou a informação disponível, criou um novo espaço para notícias em destaque mas, embora do ponto de vista funcional o acesso à informação seja fácil e claro, mantém e redacção das notícias como cópia da edição online e não considerou a possibilidade de presença nas redes sociais.

Sendo um site novo mantém a interacção com o leitor num nível básico.

Mariua Serrado

Sem comentários:

Enviar um comentário