segunda-feira, 21 de junho de 2010

Pombal e Alpiarça – dois municípios – dois momentos da história da Internet



O Município do Pombal usa o site da internet como modo privilegiado de difusão de informação e de disponibilização de serviços ao munícipe.


Alpiarça mantém um site do “princípio da internet” com pouca informação e sem qualquer preocupação com a usabilidade.


No site do município do Pombal a informação é relevante – útil – e actualizada com frequência. Para além de notícias e agenda – habituais nos sites dos municípios – o utilizador tem acesso, por exemplo, a legislação específica, às decisões e deliberações dos órgãos autárquicos ou à agenda do Presidente, sem contar com o inúmeros modos de facilitação da relação município/munícipe - atendimento online, ajuda online ou a possibilidade de enviar requerimentos e efectuar pagamentos.
O site é de uso intuitivo, a informação é facilmente encontrada. Para áreas específicas de actuação ou actividades pontuais, são disponibilizados micro-sites que permitem o fácil “encaminhamento” do utilizador. O site prevê um espaço de destaque para notícias mais actuais ou para as quais se quer chamar a atenção – para o que usa um espaço de “primeiro écran” no qual a imagem ocupa o maior espaço.

É poss,ivel entrar no site via telemóvel - facilitando o acesso à informação e aos serviços -, o que, a par da presença nas redes sociais, permite chegar a mais e a mais diversificados utilizadores.
A acessibilidade por parte de utilizadores com limitações não foi prevista, o que vem limitar a usabilidade do site.


Alpiarça mantém a estrutura do seu site como se os últimos dez anos não tivessem existido. Não há qualquer preocupação em facilitar a vida do utilizador. Em termos de usabilidade, é uma espécie de "onde está wally", se é que há wally.

A informação disponibilizada é muito limitada, nenhum serviço online é disponibilizado.

O écran inicial do site não tem qualquer estrutura que permita dar destaque a notícias ou sequer a eventos de agenda, uma coluna à direita – no espaço que as regras de usabilidade indicam como aquele onde a atenção do leitor menos se foca – é o único reservado a algum destaque.
Maria Serrado

Sem comentários:

Enviar um comentário